ENGIE Brasil Energia premia projetos de estudantes ligados aos ODS em parceria com o Centro de Inovação Sesi
A fim de estimular o protagonismo, a cultura do empreendedorismo e da consciência social de estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares localizadas nos municípios lindeiros às Usinas Hidrelétricas de Salto Santiago e Salto Osório, a ENGIE Brasil Energia, em parceria com o Centro de Inovação Sesi, acaba de realizar a VI edição do Programa TransformAção: Transformando a Relação das Pessoas com a Energia.
No início do mês, aconteceu a avaliação dos projetos, todos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e finalistas de 2023 nas categorias 5º ano e turmas multisseriadas; 6º ano ao 9º ano; Ensino Médio; e Prosperidade Sustentável.
O programa acontece desde 2007, por meio da Consultoria Gestão dos Relacionamentos, do Sesi Paraná. O objetivo principal, é estimular o protagonismo de estudantes em iniciativas alinhadas com os ODS, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), cujo foco é garantir um futuro sustentável ao planeta, com metas e indicadores específicos para cada pilar.
“Para nós, é uma alegria chegar à sexta edição do TransformAção. Um dos nossos compromissos, além da geração de energia, é atuar, por meio de parcerias, para transformar a vida das comunidades onde estamos inseridos, e sabemos o poder da educação nessa jornada. Essa é apenas uma das iniciativas que desenvolvemos, no âmbito educacional, para impactar diretamente a vida desses jovens e de suas famílias” destaca Paulo Feitosa, Gerente da Regional Rio Iguaçu da ENGIE.
No começo de cada ano, são organizadas capacitações com escolas, conduzidas pelo Sesi, para estimular o protagonismo de professores e diretores como agentes de transformação na sociedade. Além disso, a entidade também é responsável pelo engajamento com as Secretarias e Núcleos de Educação para a construção de parcerias e coordenação das avaliações dos projetos. O programa também amplia o diálogo com os públicos do Sesi, já estabelecidos socialmente por meio de programas de educação ambiental e relacionamento com stakeholders.
Ao todo, 101 escolas e colégios se inscreveram neste ano; totalizando 10.808 alunos envolvidos, 1.450 profissionais da equipe pedagógica, 15.872 pais e 74.242 pessoas da comunidade. São 102.377 indivíduos trabalhando por um mundo melhor.
Conheça os projetos vencedores:
USINA HIDRELÉTRICA SALTO SANTIAGO
5º ano e turmas multisseriadas
1º LUGAR - Escola Municipal Coronel Santiago Dantas, de Chopinzinho, com o projeto Sempre ao Seu Lado, que amplia o conhecimento que a criança tem com o mundo natural e animal, promovendo a conscientização de todos sobre o combate aos maus tratos e abandono dos animais.
2º LUGAR - Escola Municipal Padre Felipe, de Saudade de Iguaçu, com Motivo de Sobra: Reaproveitando Alimentos. O projeto visa melhorar a alimentação dos escolares por meio do reaproveitamento dos alimentos, da agricultura sustentável e das plantas alimentícias não convencionais.
3º LUGAR - Escola Rural Municipal Mário Bettega, de Chopinzinho, com Todos Nós Somos Peças Importantes, que promove a igualdade e conscientiza os alunos do pertencimento ao meio cultural no qual estão inseridos.
6º ano ao 9º ano
1º LUGAR- Colégio Estadual Gildo Aluísio Schuck, de Laranjeiras do Sul, com Tampinha Reciclada: Gratidão Compartilhada. O projeto objetiva educar, informar e promover participação dos alunos na seleção, coleta e descarte correto dos materiais recicláveis conforme suas categorias.
2º LUGAR - Colégio Estadual do Campo Santa Inês, de Chopinzinho, com Pomar na Escola: Rumo à Sustentabilidade, que melhora o ambiente escolar a partir da manutenção e ampliação do pomar para aproveitamento do espaço escolar, construindo uma sala ambiente (deck pergolado).
3º LUGAR - Escola Estadual do Campo Joaquim Nasário Ribeiro, de Rio Bonito do Iguaçu, com Outro Mundo É Possível: Revisitar o Passado e Transformar o Futuro Para Efetivar a Continuidade do Resgate Histórico da Comunidade Campo do Bugre, que transformar caixas de leite em isolantes térmicos para residências carentes dessa comunidade.
Ensino Médio
1º LUGAR - Colégio Estadual Profª Hercília F. do Nascimento, de Mangueirinha, com o projeto Inseticidas Naturais: Uma Alternativa para Uma Alimentação Mais Saudável, com a produção de inseticidas/repelentes a partir de produtos naturais com eficácia nas principais pragas encontradas em hortas orgânicas.
2º LUGAR - Colégio Estadual Ludovica Safraider, de Rio Bonito do Iguaçu, com Água: Matéria-prima da Vida, que instiga o trabalho coletivo e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas significativos, como a irrigação sustentável e cultivo de plantas, por meio da vivência das etapas do método científico e integração de componentes curriculares.
3º LUGAR - Colégio Estadual do Campo Cely Tereza Grezzana, de Chopinzinho, com O Curso da Vida! Somos ODS Zero, que visa a construção de um barracão pedagógico mostrando o Rio Iguaçu, desde a sua nascente até a barragem de Salto Santiago.
Prosperidade Sustentável
1º LUGAR - Colégio Estadual do Campo Santa Inês, de Chopinzinho, com Renascer Para Transformar: Horto Florestal Santa Inês, para resgatar receitas que utilizem mel como ingrediente, para demonstrar que a agregação de valor nos produtos oriundos das abelhas sem ferrão e produtos que levem mel na sua composição, podem ser uma ótima fonte de renda para as famílias.
2º LUGAR - Colégio Estadual Marcondes Sobrinho, de Laranjeiras do Sul, com Em Busca da Sustentabilidade: Caminhos Possíveis que a Captação e Reutilização de Água, promovendo o uso consciente e racionalizado de água tratada, incentivando a utilização de águas pluviais e de reuso para o plantio, cuidado e irrigação de hortas domésticas.
3º LUGAR - Escola Municipal de Excelência, de Chopinzinho, com A Tecnologia e Seu Impacto na Sociedade, para conscientizar sobre o uso consciente e saudável da tecnologia e a importância do descarte correto dos objetos eletrônicos, pilhas e baterias.
USINA HIDRELÉTRICA SALTO OSÓRIO
5º ano e turmas multisseriadas
1º LUGAR – Escola Municipal Castro Alves, de São João, com Meu Cantinho Minha Vida Meu Direito de Viver, a fim de conscientizar os escolares e a comunidade que, por meio de ações inovadoras e sustentáveis, é possível transformar o mundo a partir do lugar onde se vive.
2º LUGAR – Escola Municipal do Campo Nossa Senhora de Lourdes, de São João, com Abraçando com Amor, que desperta nos alunos o desejo de serem pessoas atuantes na sociedade, com princípios humanos e solidários na busca de soluções para questões de urgência social.
3º LUGAR – Escola Municipal Cecília Meireles, de Quedas do Iguaçu, com Água: Fonte de Vida na Educação Ambiental, para descobrir as causas reais dos problemas com a poluição e a falta de água, percebendo as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza.
6º ano ao 9º ano
1º LUGAR – Colégio Estadual José de Anchieta, de Quedas do Iguaçu, com o projeto Olho, Penso Logo Faço! Compreendendo e praticando os ODS na comunidade por meio do protagonismo dos jovens, leva conhecimento sobre os ODS e pensa na importância de estimular que cada setor possa desenvolver ações sustentáveis para a melhoria da realidade na qual está inserido.
2º LUGAR – Colégio Estadual Imaculado, de Quedas do Iguaçu, com Luz na Passarela que Lá Vem Elas, a fim de reconhecer e fortalecer o papel da mulher na sociedade, mostrando o poder de participação social às mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos, como a total igualdade entre os gêneros.
3º LUGAR – Escola Estadual do Campo Iolópolis, de São Jorge d’Oeste, com Coleta Solidária de Roupas e Alimentos. “Quem pode, doa; quem precisa, pega!” a fim de estimular a educação para a solidariedade, visando à construção de uma sociedade mais humana e participativa, em que as desigualdades sociais e os sofrimentos sejam diminuídos.
Ensino Médio
1º LUGAR – Colégio Estadual Padre Sigismundo, de Quedas do Iguaçu, com Empreendedorismo Sustentável: Práticas Aplicáveis nos Três Pilares da Sustentabilidade, para arrecadar recursos financeiros com um bazar beneficente para promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida de crianças, idosos e pessoas com deficiência, sensibilizando a comunidade para as necessidades desses grupos e promovendo o engajamento cívico e a solidariedade.
2º LUGAR – Colégio Estadual Álvaro Natel , de Espigão Alto do Iguaçu, com Medicamentos Vencidos ou em Desuso, o que Fazer? Com o objetivo de orientar e incentivar a população espigãoense sobre o descarte correto dos medicamentos vencidos ou em desuso.
3º LUGAR – Colégio Estadual do Campo Chico Mendes, de Quedas do Iguaçu, com Bem Viver, que visa promover a reciprocidade entre as pessoas, a convivência com outros seres da natureza e o respeito à terra por meio da agricultura sustentável e de mecanismos para melhoria da nutrição dos alunos e da comunidade.
Prosperidade Sustentável
1º LUGAR – Escola Municipal Carlos Gomes, de Três Barras do Paraná, com projeto de Proteção, conservação de nascentes e matas ciliares e produção de fertilizante orgânicos conscientizando a comunidade local sobre a importância da preservação das nascentes e o descarte correto do lixo, apresentando compostagem como opção de aproveitamento do lixo para produzir adubos para canteiros e jardins.
2º LUGAR – Escola Alfa Ludi, de São João, com COOAL – Cooperativa Mirim Alfa Ludi, que visa a continuidade da Cooperativa Mirim, expandindo o conhecimento da existência, princípios e objetivos do cooperativismo para o município e escolares.
3º LUGAR – Colégio Cívico-Militar John Kennedy, de Quedas do Iguaçu, com Arborização no Meu Bairro: Desenvolvimento Sustentável e Reciclagem, para promover a conscientização sobre uso dos recursos naturais, espaços públicos sustentáveis, produção e consumo sustentável através arborização com espécies nativas, reciclagem e destinação correta de lixo eletrônico.
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