Habitat Senai Corporações recebe evento do Grupo RAC para discutir a descarbonização na construção civil

Notícias17/05/2024
Pensar em como potencializar toda a cadeia de valor por meio de práticas mais sustentáveis foi o principal objetivo do evento organizado pelo Grupo RAC
Imagem sobre Habitat Senai Corporações recebe evento do Grupo RAC para discutir a descarbonização na construção civil

A descarbonização, processo que busca diminuir as emissões de COcomo um todo, tem sido um dos principais desafios da construção civil. Pensando nisso, o Grupo RAC realizou no dia 15 de maio, no Habitat Senai Corporações, a segunda edição do Fórum ESG, um evento para discutir práticas sustentáveis que podem potencializar toda a cadeia de valor do setor.

O encontro contou com a presença de 80 pessoas, entre eles, grandes fornecedores parceiros da empresa, como a ArcelorMittal, Cebrace, Tarkett, Saint-Gobain e Votorantim. O objetivo do evento foi trocar aprendizados para compreender as boas práticas, metas e desafios enfrentados por cada um.

Durante o evento também foi feito o lançamento do estudo técnico desenvolvido pelo Grupo RAC que, segundo Júlia Berticelli Basso, coordenadora de Sustentabilidade Corporativa da empresa, trouxe diferentes insights para entender o impacto dos materiais usados nas construções. 

O estudo foi elaborado com base na metodologia da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), metodologia usada para mensuração dos possíveis impactos ambientais ao longo da vida de um produto ou serviço, desde a extração da matéria-prima até a destinação final. Além disso, a pesquisa contou o apoio institucional do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), órgão que regula diferentes certificações no setor.

“Fomentar esse tipo de discussão é muito importante, assim como o estudo para nos nortear na implementação de práticas mais sustentáveis”, afirma Júlia Berticelli Basso. No mundo, o setor de construção e de edificações é responsável por 37% das emissões de CO2  e 36% do consumo de eletricidade, segundo o relatório publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pela Aliança Global para Edifícios e Construção (GlobalABC).Logo, reduzir a emissão de gases com efeito estufa para minimizar o aumento da temperatura global e impactos como os eventos climáticos extremos é imprescindível.

 

Habitat Senai Corporações

O Habitat Senai Corporações é um espaço colaborativo e de troca de experiências entre empresas inovadoras e o Sistema Fiep. Atualmente o ambiente de inovação conta com 8 habitantes, sendo elas: Bosch, Klabin, Renault, Furukawa, CNH, Rumo, Grupo Boticário e RAC Engenharia.

O Habitat Senai Corporações tem como objetivo estabelecer uma relação de parceria entre Senai Paraná e corporações brasileiras e multinacionais que desejam realizar projetos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), utilizando nossa infraestrutura, serviços de consultoria e pesquisa aplicada para alavancar a indústria.

Quem pode participar?

 Podem participar da seleção pessoas jurídicas de direito privado de médio ou grande porte que tenham interesse em aportar recursos em serviços de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), Consultorias, Metrologias e Educação Executiva junto ao Senai PR e/ou IEL PR.

 

Para mais informações, acesse: https://www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/nossarede/habitat/