Habitat Senai Corporate: construindo uma história

Notícias04/08/2023
Espaço voltado à inovação aberta para corporações situado no Campus da Indústria completa dois anos
Imagem sobre Habitat Senai Corporate: construindo uma história

Há dois anos, ainda com algumas restrições sanitárias por conta da pandemia, o Sistema Fiep lançava o Habitat Senai Corporate. Um espaço no Campus da Indústria, em Curitiba, para reunir indústrias em busca de novas soluções a partir das capacidades de Educação e Inovação do Senai Paraná.

Desde então, ali as empresas se conectam com os especialistas do Senai Paraná a fim de potencializar os seus projetos e desenvolver soluções específicas para as demandas das indústrias. Ainda em 2021, Klabin, Bosch, Rac, Mobilize Power Solutions garantiram seus lugares no Habitat Senai Corporate. Em 2022, chegaram Furukawa Electric e Pride e, no primeiro semestre deste ano, Renault Engenharia de Processos, Rumo, CNH Industrial e Grupo Boticário. 

Hoje, entre startups, empresas e universidades, o Habitat Senai Corporate comporta 45 atores do ecossistema de inovação no qual está inserido. Nelson Saito, gerente geral de tecnologias digitais e startups da Furukawa, empresa que já completou um ano de contrato, conta que a experiência tem sido extremamente positiva. “O projeto de inovação aberta desenvolvido no Habitat Senai Corporate tem sido muito importante para nossa organização, possibilitado abrir novas frentes de inovação, principalmente pelo nos permitir sair das atividades do dia a dia, esperamos continuar com essa parceria por muito tempo”, afirma.

Diego Doin Hoepfner, engenheiro de desenvolvimento de produtos da CNH Industrial, empresa que entrou neste ano, está ansioso para as possibilidades. “A expectativa é gerar muitas oportunidades de inovação junto com os outros parceiros”, conta. “A CNH é uma das empresas mais inovadoras do país, mas a gente sabe que tem muito mais pra fazer, então dentro desse espaço acreditamos que vai conseguir muitas boas sinergias”, completa.

A Renault é outra indústria que chegou recentemente no Habitat. Fabiano Silva, da performance industrial, avalia a relação entre as duas instituições como madura e de muito respeito. “Recentemente recebemos um projeto do nosso VP mundial e a primeira coisa que pensei foi em ligar para o Senai”, relata, dizendo ainda que em uma semana já tinha equipe trabalhando no pedido. “O VP visitou a estrutura, ficou maravilhado e deixou alguns desafios para serem desenvolvidos e abastecer todas as fábricas do grupo; tenho certeza que daqui a dois anos estarei contando essa história de sucesso.”

Para Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade Social do Sistema Fiep, o Habitat é a realização de um sonho. “É um ambiente para tangibilizar o ecossistema de inovação em um espaço físico com a capacidade de potencializar a inovação para grandes empresas com a geração de negócios de valor”, finaliza.

www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/nossarede/habitat