Habitat Senai é escolhido para operacionalizar consultoria em inovação na República Dominicana
O Sistema Fiep, por meio do Senai Paraná, está participando de uma cooperação trilateral que envolve a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e União Europeia, e o Ministério da Indústria, Comércio e MPMEs (MICM) da República Dominicana, que tem como principal objetivo, capacitar e promover a inovação nas empresas dos setores da agroindústria e cosméticos.
O projeto é fruto da interlocução entre ABS, Superintendência de Relações Internacionais da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e a Gerência de Relações Internacionais do Sistema Fiep. Por ser referência no fortalecimento de capacidades técnicas, o Habitat Senai assumirá a execução da consultoria em inovação, em um trabalho de 24 meses iniciado em abril deste ano.
Missão técnica
No mês de abril, a equipe do Habitat Senai realizou a primeira missão técnica na República Dominicana, que compreendeu um intenso trabalho de campo para levantar insumos para a análise qualitativa do diagnóstico.
De acordo com o reporte da equipe, foram realizados 5 workshops com os centros de inovação e apoio às MPMEs, agroindústrias, empresas do setor de cosméticos e representantes do Ministério de Indústria, Comércio e MPMEs. Com isso, foi possível estabelecer e estreitar relação com mais de 80 pessoas das referidas instituições.
Também houve discussões moderadas pelo Senai para debater os desafios e oportunidades a serem explorados no contexto de inovação dentro do projeto.
Boas práticas e metodologias
Por meio da Cooperação Internacional mediada pela Gerência de Relações Internacionais, estabelecemos parcerias entre o Sistema Fiep e entidades industriais, órgãos governamentais, instituições de ensino profissional e superior, agências de desenvolvimento e institutos de tecnologia e inovação presentes em todo o mundo.
Com isso, temos dois objetivos: impulsionar a atualização constante do Sistema Fiep e da indústria e, também, levar boas práticas e metodologias à países em desenvolvimento, por meio de projetos de cooperação, garantindo uma fonte de receita adicional para o Sistema Fiep e a internacionalização da instituição e das equipes técnicas.
O projeto com a República Dominicana só reforça a força do Senai dentro e fora do Brasil e demonstra a importância da cooperação internacional para o desenvolvimento latino-americano.
Durante a primeira fase do projeto, está previsto o diagnóstico dos centros de inovação e empresas dominicanas, seguida de uma capacitação do corpo técnico de consultores destes centros, que compreenderá conhecimentos técnicos em inovação, boas práticas em consultorias, benchmarkings e aprendizados práticos com o Senai e o ecossistema brasileiro.
Alcance dos ODS
É válido ressaltar que, com este projeto, o Sistema Fiep contribuirá com o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (8,9 e 17) com a consolidação das cadeias globais de valor, imprescindíveis para a internacionalização das indústrias brasileiras e paranaenses.
Além disso, essas experiências no exterior, por meio de projetos de cooperação técnica internacional, permitem o desenvolvimento de novas expertises e competências interculturais, tão importantes e demandadas no cenário atual altamente globalizado.