Inova BIM movimenta Campus da Indústria, em Curitiba
Um evento conjunto entre a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) em parceria com Senai/PR reuniu, na última terça-feira (28/2), no Campus da Indústria, em Curitiba, servidores públicos estaduais, especialmente aqueles que atuam nos órgãos integrantes da estrutura de governança da Estratégia BIM PR.
O evento contou com palestras do desenvolvedor do método BIM Excellence na Change Agents AEC, Bilal Succar; da chefe do departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras da SEIL, Lorreine Vaccari, e da especialista BIM Senai/PR, Juliana Paiola; além de um painel de perguntas mediado pelo professor do Centro de Estudos de Engenharia Civil da UFPR, Sérgio Scheer.
Sobre BIM
A técnica vem chamando a atenção de autarquias parceiras que também querem aderir a nova modelagem em seus sistemas e no evento puderam saber mais sobre a implantação. BIM ou Modelagem da Informação da Construção é definido como uma metodologia de trabalho baseada em processos colaborativos, multi e interdisciplinares que envolve profissionais de diversas áreas, como Arquitetura e Urbanismo, Engenharias, Tecnologia da Informação e Comunicação, entre outros, por meio do uso de diferentes plataformas tecnológicas que possibilitam a construção virtual e a simulação de empreendimentos.
Considerando que o BIM permeia todo ciclo de vida do empreendimento, desde o estudo de viabilidade até os processos de manutenção e gerenciamento de ativos, é possível afirmar que a adoção do BIM é uma forma de garantir maior transparência aos processos licitatórios e otimizar os procedimentos de fiscalização de projetos e obras, bem como, de gestão de ativos. Os ganhos com o uso do BIM são inúmeros e isso se comprova pelo fato de muitos países tornarem a utilização da metodologia uma obrigatoriedade, a exemplo do Chile, Singapura, Reino Unido, Estados Unidos, entre outros.
De acordo com o palestrante do evento, Bilal Succar, a indústria precisa de encorajamento para adotar o sistema. “O BIM na esfera pública é muito importante, porque quando entidades públicas adotam o sistema e requerem BIM em seu fluxo de trabalho eles criam importantes regras para a indústria adotar. Então a liderança de entidades públicas é a uma peça-chave para uma ampliação da adoção” afirmou.
Succar ainda comentou sobre o trabalho que vem sendo realizado no Estado. “Estou muito impressionado com a proporção e qualidade dos esforços que estão sendo feitos para promover a transformação digital da indústria no Paraná. Estou especialmente impressionado com o trabalho conduzido pelo SENAI e pela SEIL, uma vez que eles estão ajudando todos a abraçar as oportunidades oferecidas através da adoção do BIM e outras tecnologias” concluiu.
O evento teve como principal foco o início dos programas de Capacitação BIM planejados pelo GTEC BIM para 2023, visando atender a Estratégia BIM PR.
Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil oferta consultoria BIM
O IST em Construção Civil oferece soluções tecnológicas sustentáveis para garantir a eficiência técnica e econômica de novos materiais e tecnologias aplicadas nas edificações, assegurando a qualidade e a segurança dos sistemas construtivos.
As soluções incluem consultorias tecnológicas, serviços metrológicos e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas indústrias. Entre as soluções oferecidas está a consultoria em Building Information Modeling (BIM).
Além disso, por meio do programa teórico prático denominado Residência BIM, empresas da construção civil poderão ter acesso a aplicações práticas da tecnologia, em diferentes níveis, de forma a tornar seu processo mais eficiente e tecnológico, entrando em um novo patamar em sua cadeia industrial.
*** Mais informações sobre podem ser consultadas aqui.