Jornada da Produtividade: o caminho para aumentar a competitividade das indústrias paranaenses

Insights21/06/2024
Descubra como a digitalização está transformando as micro, pequenas e médias empresas brasileiras e saiba como participar da Jornada da Produtividade para impulsionar o seu negócio
Imagem sobre Jornada da Produtividade: o caminho para aumentar a competitividade das indústrias paranaenses

A era da Indústria 4.0 trouxe uma revolução tecnológica que promete transformar a maneira como as indústrias operam, desde a automação avançada até a análise de grandes volumes de dados. No entanto, para muitas indústrias, especialmente as micro, pequenas e médias empresas (MPEs), adotar essas tecnologias de ponta requer um processo de nivelamento tecnológico, imprescindível antes de adotar tecnologias avançadas.

Esse nivelamento garante que a infraestrutura, os sistemas e as competências da empresa estejam prontos para suportar novas tecnologias e, também, maximizem os benefícios da inovação.

Considerando esse contexto, confira abaixo a importância da maturidade digital e como as MPEs podem embarcar na Jornada da Produtividade para alcançar novos patamares de eficiência e competitividade.

Diagnóstico da maturidade digital

A média da maturidade digital das MPEs brasileiras tem mostrado um progresso notável. De acordo com o Mapa da Digitalização das MPEs Brasileiras 2023, elaborado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a média de maturidade digital subiu para 48,25 em 2023, uma evolução significativa em comparação aos 44,07 de 2022 e 43,64 de 2021. Esta pesquisa, baseada em um questionário de 20 perguntas centradas em cinco objetivos principais, demonstra como as MPEs estão avançando na digitalização de seus negócios e quais tecnologias estão sendo utilizadas.

Afinal, a digitalização oferece várias vantagens para as indústrias, incluindo maior eficiência operacional, melhor gestão de recursos e maior capacidade de inovação. No entanto, o acesso à banda larga continua sendo a tecnologia mais implementada, com 53,9% das empresas concordando totalmente com sua implementação. Por outro lado, o uso de ferramentas de e-learning para aprendizagem ainda é baixo, com apenas 13,7% de implementação total.

Para Adryelle Pedrosa, gerente de Transformação Digital da ABDI, o Mapa revela que a média de maturidade aumentou bem em relação ao ano de 2022, mas aponta também que temos muito espaço para evoluir.

A pesquisa indica que a digitalização dos negócios no Brasil é consistente, com uma diminuição significativa no número de empresas no estágio Analógico (de 14,9% em 2022 para 8,4% em 2023) e um aumento das empresas no nível Líder Digital (de 2,4% em 2021 para 4,5% em 2023).

O setor de comércio lidera a evolução da maturidade digital, saltando de 43,83 em 2022 para 48,02 em 2023. O setor de serviços também apresentou bons resultados, atingindo 48,45 em 2023. A diferença entre os setores de serviços, comércio e indústria é mínima, com a indústria alcançando uma média de 48,28.

A hora de inovar é agora

Para as MPEs do Paraná que buscam aumentar a competitividade de seus negócios, a Jornada da Produtividade, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Sebrae PR e Governo do Estado, é uma excelente oportunidade. Este programa visa aumentar a produtividade, competitividade e promover a digitalização dos processos produtivos das indústrias.

Como participar?

Para participar, as indústrias interessadas precisam se inscrever no site da Jornada da Produtividade para acesso ao Agente Local de Inovação; Consultoria e Formação Profissional em Manufatura Enxuta e Eficiência Energética.

 Em parceria, SENAI/PR, SEBRAE/PR e Governo do Estado do Paraná atuarão para identificar e diagnosticar gargalos de gestão e da produção, com metodologias mais adequadas, adaptadas às necessidades específicas conforme segmento de atuação e o porte da indústria.

 Evoluindo na Jornada, as indústrias receberão uma análise especializada para estruturação de um mapeamento de identificação de oportunidades de implementação de tecnologias. Estas etapas poderão ser efetivadas por meio de acesso a linhas de créditos exclusivas e competitivas, com soluções ofertadas por um banco de fornecedores credenciados pelo Senai Paraná.

 Ao todo, a Jornada da Produtividade compreende 12 etapas de consultorias e as empresas participantes contam com acompanhamento do Agente da Produtividade, um articulador regional, responsável pelo alinhamento e desdobramento de dados de mercado.

Como você pôde ver, a digitalização não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para as MPEs que desejam se manter competitivas no mercado global. A evolução na maturidade digital, conforme demonstrado pela pesquisa da ABDI, é um passo importante, mas a Jornada da Produtividade oferece um caminho estruturado para que as indústrias do Paraná possam alcançar novos níveis de eficiência e inovação.

Confira as principais vantagens da Jornada da Produtividade para a sua indústria:

  • Redução dos gargalos de produção;
  • Aumento de 20% de produtividade no processo objeto da intervenção;
  • Redução de 10% do consumo de energia nas cargas alvo escolhidas;
  • Atualização e aprimoramento de competências técnicas dos profissionais nas funções industriais atualmente desenvolvidas;
  • Aperfeiçoamento da gestão de recursos;
  • Impulsionamento da competitividade; 
  • Mais assertividade na tomada de decisão.

 

Com a Jornada da Produtividade, sua indústria não fica para trás. Faça agora a sua inscrição e participe.  Acesse:  https://www.senaipr.org.br/jornada-produtividade/