Kick-off marca início de atendimentos para cadeia automotiva no eixo Hands On do Rota 2030/Mover

Notícias02/10/2024
As consultorias da categoria Rota 2030/Mover - Hands On serão desenvolvidas ao longo de oito meses
Imagem sobre Kick-off marca início de atendimentos para cadeia automotiva no eixo Hands On do Rota 2030/Mover

Nesta quarta-feira, 2 de outubro, foi realizado o kick-off que marca o início das atividades com 18 indústrias que tiveram propostas aprovadas na 6ª Chamada da categoria Rota 2030/Mover – Hands On, promovida pelo Senai Paraná, por meio da área de Produtividade. O evento dá início a uma nova fase do programa, direcionada especialmente para fornecedores da cadeia automotiva.

A categoria Hands On é um eixo estratégico do Programa Prioritário de Alavancagem de Alianças para o setor automotivo, no âmbito do Rota 2030/Mover. O principal objetivo do Hands On é desmistificar e aplicar ferramentas de produtividade, digitalização e conceitos da Indústria 4.0 no setor automotivo, visando aumentar em mais de 20% a produtividade por meio de consultorias lean e digitalização. O programa também busca um incremento de pelo menos 10% exclusivamente por meio de consultorias focadas em digitalização.

Para exemplificar, nas edições anteriores, mais de R$ 14 milhões em ganhos de produtividade foram alcançados como resultado para 34 indústrias do Paraná.

A abertura do evento contou com a presença de Almir Joaquim, gerente de negócios do Senai Paraná, Fabiano Hainosz, gerente sênior de tecnologia e inovação, e, virtualmente, Patricia Martins, gerente de operações do Senai Nacional.

Panorama da produtividade e transformação digital

Cícero Spartalis, coordenador de produtividade, apresentou um panorama da produtividade da indústria automotiva brasileira, além de compartilhar insights de uma pesquisa da McKinsey & Company sobre transformação digital nas empresas. Um dos destaques foi que líderes em maturidade digital registram taxas de crescimento do EBITDA até três vezes maiores que as de outras empresas.

O evento também promoveu uma mesa-redonda, onde as empresas Andrade & Martins e Metalkraft apresentaram seus cases de sucesso. André Flores, gerente de engenharia e manufatura da Continental, e Andressa Almeida, analista de manufatura da Magna Cosme Internacional, ressaltaram o impacto das consultorias lean e da digitalização na eficiência produtiva. Flores destacou o uso de simulação computacional de processos para acelerar a tomada de decisões, enquanto Andressa mencionou a digitalização como prioridade nos próximos anos.

Integração de lean e digitalização

Tadeu Santos, gestor de tecnologia da Bosch, enfatizou a importância de integrar lean e digitalização para enfrentar os desafios de produção em pequena escala de forma competitiva. Ele elogiou a transparência dos cases apresentados, ressaltando que, embora os resultados sejam frequentemente positivos, é igualmente valioso aprender com os desafios que não atingem as metas esperadas.

O programa Hands On conta com a participação de 18 empresas renomadas da cadeia automotiva, que estão comprometidas com a transformação digital e o aumento da produtividade. Entre elas estão: ACA Ind. Com., ACA Transforma, AESA Molas, Baterias Real, Bosch, Contitech - Continental, Cosma do Brasil, Eletran Acumuladores S.A, Faurecia, Gestamp, JTEKT, Magius Metalúrgica (Filial SJP e Matriz), Metalúrgica Schwarz S/A, Super Air, Tacoar e Tamarana Tecnologia.