Parque Tecnológico da Indústria recebe visita do reitor da UFPR

Na manhã desta quinta-feira (13), o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marcos Sunye, visitou o Parque Tecnológico da Indústria para conhecer as iniciativas já existentes entre a universidade e o Senai Paraná, além de discutir novos projetos a serem desenvolvidos em parceria. Durante a visita, Sunye destacou a intenção de expandir e consolidar as colaborações, buscando uma integração ainda maior entre a academia e o ecossistema de inovação e tecnologia do Estado.
De acordo com o reitor, essa ampliação ocorre em duas frentes: tornar mais efetivas as iniciativas em andamento e envolver novas áreas da universidade. “A UFPR possui uma ampla diversidade de competências, com expertise consolidada em ciências biológicas, exatas, direito, políticas públicas e saúde. O Hospital de Clínicas, por exemplo, é uma importante fonte de demandas para o desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas, que podem ser potencializadas por essa parceria”.
Visão ampla e estratégica
Ainda segundo Sunye, o objetivo é aprofundar a relação entre a academia e o Parque Tecnológico, promovendo a inovação de forma integrada e multidisciplinar. “A tecnologia não pode ser vista de maneira isolada – toda inovação tem impactos sociais que precisam ser analisados e previstos. E ninguém melhor que a universidade para trazer essa visão ampla e estratégica, garantindo que as soluções desenvolvidas beneficiem a sociedade de maneira mais completa e sustentável”.
Para o vice-presidente da Fiep, Virgílio Moreira Filho, a parceria entre indústria e academia é fundamental para impulsionar a inovação e a competitividade do setor produtivo. “Nós, como empresários, representamos diversos setores por meio dos sindicatos, enquanto a universidade reúne pesquisadores em todas as áreas. Esse alinhamento permite uma colaboração estratégica e altamente produtiva. No entanto, é essencial ampliar essa iniciativa para todos os setores. A nova diretoria tem como objetivo interiorizar essa conexão, garantindo que todos os sindicatos participem ativamente desse processo inovador”, pontuou.
“Estamos muito entusiasmados com as diversas possibilidades de parcerias que podemos construir em conjunto, colaborando para um futuro mais inovador e dinâmico. O Parque Tecnológico da Indústria tem como missão: criar, atrair e desenvolver soluções que aumentem a competitividade e a sustentabilidade da indústria. E a UFPR, com sua excelência em ensino e pesquisa, possui um enorme potencial para enriquecer este ecossistema”, afirmou a diretora regional do Senai e reitora do UniSenai, Fabiane Franciscone.
O encontro também contou com a presença do gerente de Tecnologia e Inovação do Senai Paraná, Fabiano Scheer Hainosz. Com essa articulação estratégica, a expectativa é que novos projetos e soluções inovadoras surjam dessa parceria, beneficiando tanto o setor acadêmico quanto o produtivo.