Parque Tecnológico da Indústria reforça seu protagonismo com certificado de ambiente em operação
O Parque Tecnológico da Indústria conquistou recentemente o certificado de ambiente em operação, concedido pelo Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec). A certificação foi entregue durante o VI Encontro Estadual de Parques Tecnológicos, marcando um importante avanço para o ecossistema de inovação do estado e alinhando o parque às melhores práticas de desenvolvimento tecnológico.
O evento, parte do Festival Internacional de Inovação de Londrina (FILL 2024), também trouxe outra conquista significativa para o Parque Tecnológico, que garantiu o segundo lugar no ranking estadual de boas práticas. Entre as 50 iniciativas destacadas em todo o Paraná, o reconhecimento reforça o protagonismo do parque na promoção do empreendedorismo e da inovação.
Com o credenciamento, o Parque Tecnológico da Indústria integra agora uma rede de 490 espaços reconhecidos pelo Separtec, distribuídos em 58 cidades do interior e oito na Região Metropolitana de Curitiba. Com isso, o parque está apto a receber fomento estatal, contribuindo para avanços econômicos e sociais.
Catalisador de inovação
O certificado não apenas reconhece o Parque Tecnológico como um ambiente estruturado e em plena operação, mas também consolida seu papel como catalisador de inovação, promovendo a conexão entre empresas, startups, pesquisadores e a sociedade na busca por soluções transformadoras.
Para o secretário executivo do Separtec, José Maurino Oliveira Martins, a certificação reflete o compromisso do parque com a excelência e destaca o potencial do Paraná como líder nacional em inovação.
"O Separtec, em nome do Governo do Estado do Paraná, reconhece o Parque Tecnológico da Indústria como um parque tecnológico em plena operação. Essa certificação se deve à presença de diversos atores e ativos de inovação em seu território, como alunos, incubadoras e pesquisadores, todos engajados no desenvolvimento de novos produtos, negócios e startups. Esse ambiente promove a construção, a disrupção e a inovação de maneira consistente, consolidando o parque como uma iniciativa de impacto com resultados concretos e grande potencial de crescimento", destacou Martins.