Sistema Fiep inaugura Aceleradora em Toledo
O Sistema Fiep inaugurou nesta sexta-feira (13), mais uma Aceleradora no interior do estado, desta vez em Toledo. A nova estrutura fica na unidade da instituição na cidade, no bloco do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos.
A Aceleradora permitirá que indústrias e empresas da região Oeste desenvolvam produtos, serviços e processos inovadores de forma mais aderente ao mercado. Isso porque o Sistema oferece suporte por meio de um programa de aceleração que contempla planejamento, qualificação e assessoria ao negócio e aos empreendedores, com consultorias, mentorias e treinamentos.
Para o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, a Aceleradora vai trazer uma grande oportunidade para a população do Oeste do estado, especialmente para Toledo. “As empresas vão poder se tornar mais produtivas e competitivas. Além disso, as startups terão a chance de buscar investidores e viabilizar seus negócios”, afirma.
De acordo com o prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, a Aceleradora deve proporcionar mais riqueza e empregabilidade à região. “Somos o maior polo industrial do Oeste do Paraná. Ferramentas como esta, trazidas para o interior pelo Sistema Fiep, vão ajudar a gerar ainda mais empregos e renda pelas empresas que vão se consolidar com o trabalho da Aceleradora”, completa.
Incentivo à inovação
No total, seis empresas poderão ser atendidas simultaneamente. O local possui salas individuais que possibilitam interatividade entre elas, além de espaço para reuniões, coordenação, internet dedicada, mobiliário, auditório e sala de apoio. Tudo foi pensado para gerar sinergia e absorver as necessidades de cada projeto que será acelerado.
A Aceleradora Sistema Fiep de Toledo também fará parte da Iguassu Valley, um ecossistema de inovação da região Oeste, que visa aproximar agregadores de soluções. Além disso, a instituição integrará o Sistema Regional de Inovação (SRI), do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), como parceira de soluções tecnológicas e fornecedora de conhecimento.
Segundo o gestor de Inovação do Sebrae da Região Oeste, Alan Alex Debus, a Aceleradora é uma vitória para a região. “Ela é muito importante porque é um ativo que potencializa as startups e as inovações e aproveita todo o potencial do Sistema Fiep”, afirma.
Marcos Flávio Frazão, diretor da Coffit, primeira empresa a ser acelerada em Toledo, afirma que a Aceleradora é um ambiente favorável para indústrias, empresas e pessoas que sonham em empreender. “Nós só conseguimos transformar quando criamos esses ambientes favoráveis. E assim podemos transformar, criando novos produtos e serviços, inovando e atendendo as necessidades que o mundo precisa”, conclui.