Tecnologia BIM mais acessível para empresas da construção civil é ofertada por programa de residência do Senai no Paraná
Levantamento realizado pelo BIM Brasil Maturidade em 2020 aponta que 70% das empresas que atuam no ramo da construção civil no Brasil ainda não utilizam a tecnologia Building Information Modeling (BIM) em seus projetos. No entanto, por reconhecerem que é uma das principais tendências para o setor, as mesmas companhias que participaram do mapeamento afirmaram que pretendem adotar a tecnologia nos próximos anos. Referência em ofertar soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável da indústria e com larga experiência em BIM, o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil lança o programa de Residência em BIM.
“Com essa iniciativa, o Sistema Fiep pretende apoiar empresas do setor que desejam encontrar profissionais habilitados a trabalhar com essa tecnologia, além de capacitá-los para que estejam aptos a atender as demandas das indústrias”, afirma Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep. “Desta forma, atingimos dois objetivos ao mesmo tempo: formar profissionais qualificados e proporcionar um ganho de produtividade na construção civil, com a utilização de novas tecnologias, mais especificamente o BIM”, completa. Ao longo do programa, as oito empresas que serão selecionadas terão a oportunidade de desenvolver um processo de implantação BIM, personalizado para sua realidade, bem como patrocinar o desenvolvimento técnico de um profissional, o qual poderá absorver em seu quadro técnico após o programa.
As oito cotas empresariais previstas no edital do programa podem ser preenchidas por empresas de todos os portes, que atuem em qualquer região do Paraná. “O Programa de Residência BIM nasceu para apoiar a construção civil no Paraná no processo de implantação da tecnologia BIM, que já é uma necessidade indiscutível para nossa realidade, tanto no que tange à estruturação e validação dos processos nas empresas patrocinadoras, quanto à capacitação e geração de profissionais especializados no tema para o mercado em questão”, completa Letícia da Costa Gonçalves, coordenadora do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil. As empresas interessadas em participar podem se inscrever no programa até o dia 19 de março, sendo que a data pode ser antecipada perante o preenchimento das as oito cotas.
Detalhes sobre a Residência
A Residência BIM é voltada tanto para construtoras, incorporadoras e escritórios de projetos, quanto para profissionais graduados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil, e prevê atividades teóricas e práticas, com aplicação nas empresas parceiras, de acordo com as demandas propostas por elas, contando com a mentoria de consultores do Senai, especialistas na tecnologia.
O programa terá duração de 5 a 24 meses, dependendo da quantidade de módulos realizados pela empresa parceira. A Residência em BIM é dividida em três módulos: Desenvolvimento do Diagnóstico de Maturidade, Mapeamento de Processos e Elaboração do BIM Mandate e Plano de Implantação; Acompanhamento da Implementação do BIM na fase de Projeto através de Prova de Conceito; Acompanhamento da Implementação do BIM na fase de Obra através de Prova de Conceito (POC).
A seleção para residentes, por sua vez, será aberta a profissionais das áreas de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) e acontecerá entre os dias 1º e 26 de março. Os estudantes vão receber bolsa de estudos mensal e, ao final do curso, receberão certificado de especialização pelas Faculdades da Indústria. A carga horária para os residentes é de 40 horas semanais - de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As inscrições devem ser feitas pelo site. A previsão para o início da Residência é 4 de abril.
Acesse o site para mais informações.
Sobre o IST Construção Civil
Além das soluções em Building Information Modeling (BIM), o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil dispõe de grande infraestrutura para prestação de serviços tecnológicos, para atendimento à exigências normativas e desenvolvimento de novos materiais e sistemas construtivos, bem como consultorias para melhoria de processos, entre outros, promovendo assim maior qualidade e produtividade para a cadeira da Construção Civil. As soluções vão de consultorias tecnológicas, serviços metrológicos e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Para conhecer, acesse o site.