ETAPA SHANGHAI

Nos dias 1, 2 e 3 de abril, o Senai Paraná recebeu a delegação do Distrito Federal para um amistoso da WorldSkills na área da Construção Civil.

Realizado seguindo os padrões da competição nacional, o simulado reuniu competidores das ocupações #12 - Revestimentos Cerâmicos, #20 - Construção em Alvenaria, #21 - Sistemas Drywall e #58 - Construção Digital – BIM, proporcionando uma experiência realista antes da seletiva nacional.

Mais do que testar habilidades técnicas, o amistoso serviu como um laboratório para os competidores aprenderem a lidar com a pressão da competição.

Segundo o professor Jorge Enjiu Junior, um dos técnicos treinados do Paraná, o principal desafio dos jovens participantes foi saber superar a pressão de ter um competidor ao lado e gerenciar o tempo de prova de forma eficiente.

X

“Essa experiência permite que os competidores se sintam dentro da competição oficial. Eles precisam tomar decisões estratégicas sob pressão, além de aprimorar a execução técnica e ajustar seu ritmo de trabalho. Mesmo com a ansiedade, todos conseguiram concluir seus projetos, e isso já é um avanço importante para a seletiva nacional”, explica.

X

Treino estratégico para um desempenho de alto nível

Além de aprimorar a execução técnica, o amistoso teve um papel fundamental na adaptação dos alunos ao formato da WorldSkills.

X

“O simulado permitiu que os competidores vivenciassem a pressão e os desafios que encontrarão na competição oficial. Ele ajudou na identificação de pontos fortes e fracos, na otimização da estratégia e na adaptação a imprevistos”, explica Jorge.

X

Entre as principais lições aprendidas, estão:

• Gestão do tempo para concluir todas as etapas com qualidade;

• Tomada de decisão baseada nos critérios de avaliação;

• Comunicação e trabalho em equipe para melhor desempenho na competição.

X

Habilidades e competências desenvolvidas, os competidores seguem em preparação para a etapa nacional da WorldSkills Brasil, que acontece entre agosto e setembro deste ano.

O Paraná tem uma tradição de bons resultados e, com treinamentos como esse, se fortalece na disputa por uma vaga para representar o Brasil no mundial de 2026, em Shanghai.

X

Saiba quem são os representantes do Senai Paraná nas ocupações da Construção Civil:

X

#12 - Revestimentos Cerâmicos: Kelvin Roberto Braga de Souza

#20 - Construção em Alvenaria: Davi da Silva Aleixo Ignácio

#21 - Sistemas Drywall: Whenthony Eduardo Lima de Oliveira

#58 - Construção Digital – BIM: Thyago Marcel Amaral de Souza

X

A 48ª edição da WorldSkills está programada para ocorrer em Shanghai, China, de 22 a 27 de setembro de 2026. Espera-se a participação de aproximadamente 1.300 competidores de mais de 60 países e regiões. Embora o número exato de modalidades ainda não tenha sido divulgado, tradicionalmente a competição abrange mais de 60 ocupações técnicas. Detalhes adicionais serão anunciados conforme o evento se aproxima.

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.