
Nos dias 1, 2 e 3 de abril, o Senai Paraná recebeu a delegação do Distrito Federal para um amistoso da WorldSkills na área da Construção Civil.
Realizado seguindo os padrões da competição nacional, o simulado reuniu competidores das ocupações #12 - Revestimentos Cerâmicos, #20 - Construção em Alvenaria, #21 - Sistemas Drywall e #58 - Construção Digital – BIM, proporcionando uma experiência realista antes da seletiva nacional.
Mais do que testar habilidades técnicas, o amistoso serviu como um laboratório para os competidores aprenderem a lidar com a pressão da competição.
Segundo o professor Jorge Enjiu Junior, um dos técnicos treinados do Paraná, o principal desafio dos jovens participantes foi saber superar a pressão de ter um competidor ao lado e gerenciar o tempo de prova de forma eficiente.
X
“Essa experiência permite que os competidores se sintam dentro da competição oficial. Eles precisam tomar decisões estratégicas sob pressão, além de aprimorar a execução técnica e ajustar seu ritmo de trabalho. Mesmo com a ansiedade, todos conseguiram concluir seus projetos, e isso já é um avanço importante para a seletiva nacional”, explica.
X
Treino estratégico para um desempenho de alto nível
Além de aprimorar a execução técnica, o amistoso teve um papel fundamental na adaptação dos alunos ao formato da WorldSkills.
X
“O simulado permitiu que os competidores vivenciassem a pressão e os desafios que encontrarão na competição oficial. Ele ajudou na identificação de pontos fortes e fracos, na otimização da estratégia e na adaptação a imprevistos”, explica Jorge.
X
Entre as principais lições aprendidas, estão:
• Gestão do tempo para concluir todas as etapas com qualidade;
• Tomada de decisão baseada nos critérios de avaliação;
• Comunicação e trabalho em equipe para melhor desempenho na competição.
X
Habilidades e competências desenvolvidas, os competidores seguem em preparação para a etapa nacional da WorldSkills Brasil, que acontece entre agosto e setembro deste ano.
O Paraná tem uma tradição de bons resultados e, com treinamentos como esse, se fortalece na disputa por uma vaga para representar o Brasil no mundial de 2026, em Shanghai.
X
Saiba quem são os representantes do Senai Paraná nas ocupações da Construção Civil:
X
#12 - Revestimentos Cerâmicos: Kelvin Roberto Braga de Souza
#20 - Construção em Alvenaria: Davi da Silva Aleixo Ignácio
#21 - Sistemas Drywall: Whenthony Eduardo Lima de Oliveira
#58 - Construção Digital – BIM: Thyago Marcel Amaral de Souza
X
A 48ª edição da WorldSkills está programada para ocorrer em Shanghai, China, de 22 a 27 de setembro de 2026. Espera-se a participação de aproximadamente 1.300 competidores de mais de 60 países e regiões. Embora o número exato de modalidades ainda não tenha sido divulgado, tradicionalmente a competição abrange mais de 60 ocupações técnicas. Detalhes adicionais serão anunciados conforme o evento se aproxima.