
Dois mil e vinte e cinco já começou com tudo para a nossa Delegação Paranaense da WorldSkills 2025. \º/. Verdade seja dita, já estamos de olho no mundial do próximo ano, previsto para acontecer em Shanghai, na China, mas, antes disso, sabemos que ainda temos muito pela frente.
Ainda precisamos passar pela etapa nacional, programa para acontecer nos meses de agosto e setembro deste ano e só então saberemos em quais modalidades vamos representar o Brasil na maior e mais importante competição de profissões técnicas do mundo: a WorldSkills International (WSI).
E é justamente por isso que, esquentando o ritmo de treinamento e integração do time, nossos competidores estão reunidos em Curitiba para o 1° encontro da Delegação Paranaense da WorldSkills 2025.
No total, mais de 60 pessoas integram a nossa equipe do Paraná com foco nesse mundial de 2026. Estamos falando de 31 ocupações e 36 competidores, além dos técnicos avaliadores e demais membros da delegação.
Entre os competidores, temos a dupla da modalidade # 48 – Indústria 4.0, João Pedro Mello e Leonardo Gonçalves. Formados em 2023 no Curso Técnico de Mecatrônica pelo Senai em Londrina e atualmente acadêmicos do 3º período da Engenharia Elétrica do UniSenai PR em Londrina, essa dupla promete fazer bonito no nacional, já de olho na vaga do mundial de 2026 em Shanghai.
X
X
“Confesso que foi uma surpresa quando nos consagramos campeões na etapa estadual. Foi uma sensação indescritível. Agora, já sabemos os pontos que precisamos melhorar e seguimos confiantes de que vamos apresentar um bom resultado e alcançar o nosso objetivo”, diz João Pedro.
“Conquistamos isso na raça, usando nossas habilidades técnicas. Agora, já identificamos os pontos que precisamos melhorar e vamos focar 100% para estarmos ainda mais preparados. Vamos para o nacional com a confiança e a certeza de que podemos vencer. Vamos nos preparar ao máximo para alcançar esse objetivo”, completa o colega de dupla, Leonardo.
X
Quem também esteve presente no encontro foi o técnico Édson Vander Lopes, que treinou o paranaense Gabriel D’Espindula, medalhista de ouro no mundial de 2011 em Londres.
X
“Estar no mundial, acompanhando o seu competidor, é algo especial. Quando vocês estão na competição, estão vivendo o momento de fazer história. E foi exatamente isso que falei para o Gabriel. O aprendizado e o crescimento que vêm desse processo são inestimáveis. Aproveitem ao máximo essa jornada e esse treinamento. Todo o sacrifício vale a pena. E posso afirmar: é possível, sim, ser campeão mundial”, disse Vander.
X
Leandro Lavezo Jr., da modalidade #62 – Energias Renováveis, também já está focado nas próximas etapas e já de olho no mundial. Formado na turma de 2024 do Curso Técnico em Eletrotécnica pela unidade CTM do Senai em Maringá, Leandro lembra do desafio que foi competir contra si mesmo garantindo sua vaga na delegação do Paraná.
X
X
“A etapa estadual foi uma experiência muito emocionante. Como não tive outro competidor disputando vaga na modalidade, a disputa foi comigo mesmo. Tive que atingir o mesmo índice do campeão nacional de 2023, uma meta extremamente desafiadora. No entanto, foi muito gratificante quando recebi o resultado e percebi que consegui alcançar esse objetivo. Agora, estou totalmente focado e pronto para encarar uma rotina intensa de treinamentos. Vai ser puxado, mas meu objetivo é claro: chegar lá, ganhar a medalha de ouro e, em 2026, competir em Shanghai, na China.”
X
O 1° encontro da Delegação Paranaense da WorldSkills 2025 que acontece nos dias 28 e 29 de janeiro na unidade Dr. Celso Charuri do Senai, em Curitiba, também contou com a presença dos Delegados Técnicos do Senai Paraná para a WorldSkills, Marcos Pires e Marcos Vinicios Fragona, que destacaram o alto nível técnico dos integrantes da equipe do Paraná.
“Vocês são os melhores. Parabéns por estarem aqui e por representarem o Paraná nesta competição de alto nível”, disse Pires. “Vocês são o orgulho do Senai e são vocês que vão estar na linha de frente para representar o nosso estado e o nosso país com determinação e maestria”, completou Fragona.
Confira abaixo a lista das Ocupações que participaram da seletiva WorldSkills Paraná 2024:
Ocupação: #01 – Mecânica industrial
Ocupação: #03 – Manufatura integrada
Ocupação: #04 – Mecatrônica
Ocupação: #05 – Desenho mecânico em CAD
Ocupação: #06 – Tornearia CNC
Ocupação: #07 – Fresagem CNC
Ocupação: #08 – Desenvolvimento de Aplicativos Móveis
Ocupação: #09 – TI Soluções de Software
Ocupação: #10 – Soldagem
Ocupação: #12 – Aplicação de revestimentos cerâmicos
Ocupação: #16 – Eletrônica
Ocupação: #17 – Tecnologias Web
Ocupação: #18 – Instalações elétricas prediais
Ocupação: #19 – Controle industrial
Ocupação: #20 – Construção em alvenaria
Ocupação: #21 – Sistemas DryWall
Ocupação: #23 – Robótica móvel
Ocupação: #31 – Tecnologia da moda
Ocupação: #32 – Confeitaria
Ocupação: #33 – Tecnologia automotiva
Ocupação: #48 – Indústria 4.0
Ocupação: #50 – Arte digital 3D para games
Ocupação: #52 – Tecnologia de Laboratório Químico
Ocupação: #53 – Computação em nuvem
Ocupação: #54 – Segurança Cibernética
Ocupação: #55 – Tecnologia da água
Ocupação: #57 – Manufatura Aditiva
Ocupação: #58 – Construção digital BIM
Ocupação: #59 – Tecnologia em design industrial
Ocupação: #62 – Energias Renováveis
Ocupação: #63 – Integração de Sistemas Robóticos