Está confirmado! Nosso aluno-competidor Thiago Rocha de Araújo, do Senai em Londrina, provou mais uma vez que está entre os melhores jovens profissionais do mundo quando o assunto é Computação em Nuvem. \º/ Isso mesmo!
Thiago acaba de conquistar o 2º lugar no amistoso “Friendly Cloud Computing Competition 2024”, realizado em Dublin, na Irlanda, entre os dias 21 e 24 de maio.
X
“Para mim foi muito importante a participação nesse amistoso, provando que estamos entre os três melhores do mundo, inclusive entre países que têm uma das melhores educações do mundo, e provando que o Brasil está sempre na frente, no topo, e estamos indo com tudo para ganhar esse mundial”, conta. “Conhecemos pessoas, fizemos networking e provamos não só para nós, mas para os outros países, que estamos indo com força e que temos total capacidade para ganhar esse mundial”, afirma Thiago.
X
Esse amistoso faz parte da preparação para o mundial da WorldSkills deste ano, programado para acontecer em setembro, na cidade de Lyon, na França.
Thiago foi o único representante do Brasil convidado e provou mais uma vez a força e a qualidade de ensino do Senai Paraná ao colocar o país no topo da lista dos melhores jovens profissionais de nível técnico em Cloud Computing, ao lado de Coreia do Sul (1º lugar) e Polônia (3º lugar).
Marcos Pires, Delegado Técnico do Senai Paraná para a WorldSkills, avalia que conquistar a medalha de prata é um feito extraordinário e demonstra o alto nível de preparo e dedicação que os jovens alunos-competidores do Senai têm demonstrado.
X
“Estou muito satisfeito com a performance do nosso aluno nesta competição amistosa de nível mundial. Este resultado não apenas nos enche de orgulho, mas também reforça a excelência do nosso trabalho na formação profissional. Além disso mostra que estamos no caminho certo para o Ouro na competição mundial em Lyon, na França. Agora vamos nos preparar mais do que nunca para alcançamos esse objetivo, rumo ao primeiro lugar do mundo”, diz Pires.
X
A disputa contou ainda com alunos-competidores de Hong Kong, Japão, China, Singapura, Irã, Índia, Liechtenstein, Alemanha, Canadá e Austrália.
Ao lado do seu expert-treinador, Gabriel Galdino, Thiago segue agora na reta final de preparação para representar o Brasil na maior olimpíada de profissões de nível técnico do mundo, a WorldSkills Competition, para a categoria Cloud Computing.
X
“A competição mostrou que estamos no caminho certo, tanto em relação às tecnologias estudadas quando em relação ao ritmo da competição. Thiago desempenhou muito bem e foi bacana para sentir o ritmo de prova. Temos três meses até a WorldSkills e vamos com tudo”, enfatiza Galdino.
X
Muitas medalhas e uma trajetória de sucesso
X
Formato no Curso Técnico em Informática pelo Senai Londrina, Thiago, que hoje atua como Engenheiro DevOps, é bicampeão nacional e bicampeão estadual da WorldSkills para Computação em Nuvem.
Em 2022, Thiago já havia conquistado o ouro e a vaga para representar o Brasil na WorldSkills programada para acontecer em Shanghai, na China e que, em decorrência da pandemia de covid-19, foi cancelada pela primeira vez na história.
O egresso do Senai Londrina também é campeão mundial da Sansung Skills 2021 na mesma modalidade, quando representou o Brasil competindo com profissionais de Singapura, Taiwan, Rússia, Japão e Coreia.
O Senai Paraná já é referência mundial em Computação em Nuvem e Thiago segue o legado deixado por seu antecessor, também do Senai Londrina, Leandro Ribeiro Moreira, vice-campeão mundial na mesma modalidade, durante a edição 2019 da WorldSkills realizada na Rússia.
Seguimos juntos na torcida por Thiago e nos vemos no mundial em Lyon! 😉