
Rayane Milena Pereira Oldini, de 17 anos, concluiu o Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas no Senai de Pato Branco em 2023. Atualmente, é competidora da WorldSkills na ocupação # 23 - Robótica Móvel pelo Senai Paraná, ao lado do colega de dupla Celso Gabriel Barbosa.
Desde cedo, a Robótica faz parte da sua vida; ela já apresentou projeto na Mostra Nacional de Robótica (MNR) e, com isso, conquistou vaga para o mundial RoboCup, e já participou da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), onde aprimorou suas habilidades técnicas na área.
Rayane acredita no crescimento da robótica e na importância do incentivo para ampliar a participação feminina na área.
X
- Representatividade feminina na engenharia e robótica
X
Para ela, competir e representar mulheres em um ambiente ainda dominado por homens é uma experiência significativa.
X
“Representar as mulheres em áreas como a engenharia, onde sou uma das poucas, é um incentivo para mostrar até onde podemos chegar”, afirma.
X
Rayane também menciona figuras como Ada Lovelace, Lidia Poët e Marie Curie como inspirações. “Com sua inteligência e resiliência, elas me motivam a inspirar outras mulheres a seguir esse caminho”.
X
X
X
- Aprender a trabalhar sob pressão: uma experiência que mudou sua visão sobre tecnologia e robótica
X
Segundo Rayane, o tempo limitado e a presença do público adicionam desafios ao processo de competição. “Quando se trata de tecnologia, a pressão aumenta, pois as pessoas querem entender o impacto do que estamos produzindo”, explica.
Ela destaca que, apesar de construir robôs em pequena escala, o potencial de aplicação dessas tecnologias é amplo.
X
“No futuro, esses robôs podem auxiliar na automação de setores como a agricultura e a saúde. Isso me fez entender um pouco melhor a dimensão do impacto que podemos gerar com a tecnologia”, afirma.
X
- Incentivo para jovens mulheres na tecnologia
X
Para outras jovens mulheres que desejam entrar no mundo da tecnologia, Rayane incentiva a não desistirem diante dos desafios. Para ela, enfrentar o medo é um passo fundamental.
X
X
X
“Como Clarice Lispector disse, ‘depois do medo vem o mundo’. Não deixe o medo te impedir de tentar, pois só o ato de tentar já te coloca um passo à frente”, afirma.
X
Ela reforça a importância de aproveitar oportunidades para crescer, buscar o aprimoramento contínuo e não permitir que dúvidas externas limitem seu potencial. Para Rayane, ainda há um longo caminho a ser percorrido para ampliar a presença feminina na robótica.
X
“Não precisamos renunciar à nossa identidade para sermos reconhecidas. São pequenas coisas que fazem parte da nossa personalidade e que não devemos permitir que nos sejam tiradas ou usadas como parâmetro para medir nossas capacidades”, conclui.
X
E se você, assim como Rayane, gosta de tecnologia, engenharia e robótica, confira a lista de Cursos Técnicos do Senai Paraná e inscreva-se.
Assim como para Rayane, um Curso Técnico do Senai também pode ser a sua porta de entrada para o mundo da tecnologia.