ETAPA LYON

Lorena Virginia Costa Souza, de 23 anos, está fazendo história ao representar o Brasil na 47ª edição da WorldSkills, que acontece de 10 a 15 de setembro na cidade de Lyon, na França.

Competindo na ocupação #55 - Tecnologia da Água, ela é uma inspiração não apenas por suas habilidades técnicas, mas também por sua dedicação e paixão pelo que faz.

Egressa do Curso Técnico em Química do Senai, Lorena se destaca pela busca incansável da excelência, uma característica que a levou a ser uma das poucas mulheres a competir nesta modalidade tão exigente.

O processo de preparação, realizado no Senai CIC, em Curitiba, a maior unidade do Senai no Paraná e a única escola de nível técnico do Brasil com uma planta disponível para preparação de profissionais nesta modalidade, foi rigoroso, incluindo montagem de fluxogramas de processos, análises laboratoriais da qualidade da água, manutenção de válvulas e bombas, além do controle de processos em estações de tratamento.

X

“Minha expectativa é chegar no último dia da competição com a sensação de missão cumprida, sabendo que dei o meu melhor. Pronta para receber o resultado que será consequência das minhas ações durante os quatro dias da competição”, diz Lorena.

X

Empoderamento Feminino na Tecnologia da Água

X

A trajetória de Lorena também marca uma virada importante da participação feminina na Tecnologia da Água. “Em 2017 tivemos a Luize, aqui do Paraná. Em 2019, não tivemos mulheres competindo na modalidade, mas hoje somos quatro competidoras”, comemora.

Esse avanço reflete um movimento maior de inclusão nas áreas técnicas e tecnológicas, que historicamente atraíam mais homens.

X

X

Para ela, representar o Brasil em um cenário internacional e, ao mesmo tempo, ser uma referência para outras mulheres é uma honra.

X

Oportunidade para todos e todas: o futuro da Tecnologia da Água

X

Lorena percebe que a Tecnologia da Água é uma área em ascensão, tanto no Brasil quanto no mundo, devido à crescente preocupação com o uso sustentável dos recursos hídricos.

Com desafios ambientais cada vez mais presentes, o tratamento da água se torna uma prioridade para indústrias e governos. “A água é um recurso finito. O Brasil está começando a se interessar mais por essa área, e acredito que teremos muitas oportunidades de trabalho no futuro”, observa.

X

Leia também: Allez les Brésiliens : com 2ª maior delegação, país brilha na abertura da WorldSkills

X

E para quem deseja seguir o mesmo caminho, sendo os próximos representes do Brasil na WorldSkills, ela aconselha:

“Definam o objetivo e não desistam. A caminhada é longa e existem muitos desafios, mas a competição é sobre isso. É sobre você conhecer os desafios e aprender com eles. Aprender com seus erros e melhorar a cada dia. Não desistam e sejam fortes. Acreditem que vocês são capazes e vocês vão ver que são capazes e isso já é 50% da preparação.”

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.