Na semana de 28 de março a 1º de abril, o Programador e Operador de Máquinas CNC Marcus Vinicius Pires marca a penúltima participação do Senai Paraná nas eliminatórias nacionais da 46ª WorldSkills International, maior olimpíada do conhecimento envolvendo jovens profissionais de nível técnico de 85 países.
Marcus já é considerado pela WorldSkills o melhor profissional de nível técnico do Paraná na modalidade #07 – Fresagem CNC e disputa com São Paulo o título de melhor profissional técnico do Brasil para esta importante ocupação profissional com aplicação em diversos setores industriais, incluindo a manufatura, medicina, indústria aeroespacial, mineração e agricultura.
A Fresagem CNC, tecnologia de controle numérico por computador, tornou-se onipresente em todas as indústrias. “A maioria das pessoas não consegue imaginar a importância desse tipo de tecnologia. Não há nada que utilizemos que não tenha, em sua fabricação, a tecnologia CNC”, conta o competidor que é contratado da Bosch, em Curitiba. “Ela está presente em produtos e objetos do dia a dia como automóveis, aviões, componentes de máquinas de todos os tipos, moldes para ferramentas de uso doméstico, próteses, telefones celulares e brinquedos”, explica.
Olimpíadas do Conhecimento X atualizações tecnológicas para as indústrias
“A WorldSkills possibilita a avaliação de nosso processo de desenvolvimento de jovens aprendizes e sempre traz oportunidades de melhorias. Os jovens que participam desta competição se destacam em diversas áreas de nossa empresa pela competência e profissionalismo”, explica Fábio Silveira, chefe de treinamento técnico da Bosch, indústria que, além de Marcus Vinícius na Fresagem CNC, tem no seu quadro de colaboradores outros cinco jovens aprendizes competidores profissionais para esta edição da WS nas modalidades de Eletrônica, Mecatrônica (dupla), Desenho Mecânico em CAD, Engenharia Reversa.
O delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSKills, Marcos Pires, explica a importância da parceria do Senai com a indústria para a formação e capacitação profissional dos competidores. “A Bosch investe junto conosco na WorldSKills, participando do planejamento, preparação e treinamento dos alunos que são preparados para a competição. A nossa parceria com a indústria é sempre muito importante para alcançarmos a excelência de nossa formação profissional, cumprindo nossa missão de preparar bons profissionais alinhados às reais necessidades do mercado”, afirma.
“Ter a minha disposição tantos recursos como ferramentas, instrumentos e máquinas de alta tecnologia me prepararam para o mundo do trabalho. Hoje, tenho a satisfação de fazer parte de uma indústria que me valoriza e abre oportunidades”, diz o competidor da Fresagem CNC, Marcus Vinicius.
“Estamos orgulhosos com a participação do Marcus representando o Senai Paraná na modalidade de Fresagem CNC. Entendemos a importância da competição como uma oportunidade de avaliação de nossos processos de desenvolvimento de jovens aprendizes em parceria com o Senai. Parceria essa que busca a excelência e novas técnicas pedagógicas, direcionando investimentos para nossa atualização tecnológica”, finaliza Silveira.
A WorldSkills e a relação com o mercado de trabalho
A WorldSkills International (WSI) é a maior competição de educação profissional do mundo, reunindo os melhores jovens profissionais técnicos de 85 países. Com desafios em 63 modalidades diferentes organizadas em seis grandes eixos de atuação, o evento, que acontece a cada dois anos, tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes de ensino técnico, aprimorando habilidades e competência, além de auxiliar na conquista das melhores colocações no mercado da indústria brasileira e internacional.
“Essa olimpíada do conhecimento acompanha de perto as necessidades da indústria bem como as tendências globais e de meio ambiente. Por isso, o Senai Paraná qualifica seus profissionais de nível técnico seguindo padrões de excelência em suas áreas de atuação”, diz o delegado técnico do Senai Paraná. “O nosso objetivo é formar os melhores para que sigam prósperos em suas carreiras, tendo a certeza de que foram preparados com o que há de mais completo em tecnologia, máquinas, equipamentos e inteligência, respondendo com rapidez e dinamismo às necessidades do mercado”, completa Pires.
Profissionais com Ensino Técnico têm alta empregabilidade
Para os jovens profissionais que desejam fazer a diferença no mercado, conquistando reconhecimentos chancelados pela WorldSkills e construindo uma carreira sólida e de sucesso ao lado de grandes indústrias instaladas em nosso Estado, o Senai Paraná oferece diversas opções de Cursos Técnicos com muita prática profissional. Com duração de dois anos e aulas no formato presencial ou semipresencial, o profissional termina o curso completamente preparado e alinhado às necessidades das indústrias.
Uma pesquisa encomendada pelo Sistema Fiep à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e executada pela Paraná Pesquisas, demonstrou que os egressos do Senai no Paraná têm alta empregabilidade. O levantamento, realizado em 2019, mostrou que 62% dos egressos que responderam à pesquisa demoraram menos de seis meses para conseguir um emprego, após a conclusão do curso.
“O reaquecimento da economia faz crescer a demanda do mercado por profissionais capacitados. Com um portfólio estratégico de cursos técnicos, o Senai oferece ensino de qualidade alinhado com as necessidades das indústrias e da sociedade, promovendo a rápida inserção ou recolocação no mercado de trabalho”, destaca Jorge Luiz Jacon, gerente de Educação Profissional e Negócios do Sistema Fiep.
Todas as opções de Cursos Técnicos do Senai Paraná podem ser encontradas no site: senaidofuturo.com.br. Para dúvidas e matrículas, os interessados também podem entrar em contato com a secretaria da unidade Senai mais próxima ou por meio do Alô Indústria 0800 648 0088, disponível para esclarecer dúvidas tanto de indústrias quanto de pessoas interessadas.