João Alexandre Caroleski Fogaça, profissional técnico do Senai Paraná considerado um dos melhores do Estado na área da modelagem de protótipos, sagrou-se agora como o segundo melhor do Brasil, atrás apenas de São Paulo, durante a eliminatória final da ocupação #45, disputadas na semana de 14 a 18 de fevereiro, na cidade de Canoas (RS), valendo vaga para representar o Brasil na 46ª WorldSkills International (WSI), maior competição de nível técnico do mundo.
Programada para acontecer em outubro, na cidade de Shanghai, na China, a WSI reúne os melhores jovens profissionais técnicos de 85 países, com desafios em 63 diferentes profissões, organizadas em seis grandes eixos de atuação.
“Já conquistamos uma representação nacional para este importante mundial de profissões com o Thiago Rocha de Araújo, na Computação em Nuvem. Fogaça representou muito bem o nosso estado e permanece entre os melhores do país em sua área de atuação; reflexo do seu profissionalismo e excelente competência técnica e profissional", diz Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills. "Lembro que o nosso calendário de eliminatórias segue até o mês de abril e assim como fizemos na Computação em Nuvem, ainda temos muitas chances de colocar o Paraná como representante brasileiro em Shanghai”, completa.
Formação profissional para a área da Modelagem de Protótipos
“A prototipagem para a indústria é fundamental. É o processo que dá forma a algo brevemente projetado por meio de softwares ou desenhado manualmente”, explica Fogaça. “Tomando forma, inúmeras características e funções do projeto podem ser verificadas e analisadas como, cores, movimentações, acessibilidade de manutenção, detalhes anatômicos, dimensões, pesquisa de mercado e demais situações que, por meio de um objeto físico, podemos analisar com maior precisão e confirmar se tudo está de acordo com o planejado”, acrescenta o campeão paranaense.
Para atuar na área da Modelagem de Protótipos, os profissionais podem iniciar a sua formação a partir de um Curso Técnico em Mecânica, como Fogaça, ou Técnico em Eletromecânica.
O profissional Técnico em Mecânica trabalha em uma área estratégica dentro das indústrias, atuando no desenvolvimento de novas tecnologias, como fabricação de máquinas e criação de novos produtos, além de elaborar projetos de ferramentas, controle de qualidade, controle de processos e projetos de manutenção relacionados às máquinas e aos equipamentos mecânicos.
“O segmento da modelagem de protótipos se atualiza constantemente com novas tecnologias que se adaptam para serem introduzidas nas indústrias como, processos menos comuns de impressão 3D e criação de peças por meio de vácuo. É importante estarmos atentos e sempre atualizados”, diz Fogaça.
Para se inscrever nos Cursos Técnicos que preparam profissionais interessados em fazer parte do time de colaboradores de indústrias cada vez mais tecnológicas e robotizadas, acesse o site: senaidofuturo.com.br
Indústrias buscam por profissionais bem colocados em mundial de profissões
Em relação ao mercado de trabalho, o delgado técnico do Senai Paraná conta que as indústrias buscam, cada vez mais, por profissionais bem colocados em mundiais como este. “A nossa infraestrutura e o nosso corpo docente são voltados para a realidade das indústrias. Nossos robôs, máquinas CNC, softwares são de tamanho real e uso prático, refletindo a realidade das indústrias dentro de nossos laboratórios”, explica Pires. “Enche os olhos ver que estamos fazendo a diferença na qualidade de vida dessas famílias e no desenvolvimento tecnológico do nosso país, por meio da educação”, finaliza.
Uma pesquisa encomendada em 2019 pelo Sistema Fiep à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e executada pela Paraná Pesquisas, demonstrou que os egressos do Senai no Paraná têm alta empregabilidade. O levantamento mostra, por exemplo, que 62% dos egressos que responderam à pesquisa demoraram menos de seis meses para conseguir um emprego, após a conclusão do curso.
“O reaquecimento da economia faz crescer a demanda do mercado por profissionais capacitados. Com um portfólio estratégico de cursos técnicos, o Senai oferece ensino de qualidade alinhado com as necessidades das indústrias e da sociedade, promovendo a rápida inserção ou recolocação no mercado de trabalho”, destaca Jorge Luiz Jacon, gerente de Educação Profissional e Negócios do Sistema Fiep.
Senai Paraná segue na disputa para representar o Brasil em Shanghai
Ainda em fevereiro, na semana de 21 a 25, o Senai Paraná segue na disputa com outras quatro ocupações: TI Soluções de Software; Arte Digital 3D para games; Desenvolvimento de Aplicativos para Celular; e Manufatura Aditiva (Engenharia Reversa).
“A nossa delegação é grande e com certeza vamos colher muitos frutos. Continuaremos colecionando muitas medalhas e certamente o Paraná ainda vai carimbar outros passaportes para Shanghai”, afirma Marcos Pires.
Fechando a rodada eliminatória nos meses de março e abril, o Paraná ainda entra em cena com outras nove ocupações, duas delas, #52 - Tecnologia em Laboratório Químico e # 55 - Tecnologia da Água, realizadas em casa, na unidade da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), na capital paranaense, eleita como instituição referência para o segmento técnico na área de Manufatura Integrada. Por possuir instalações, máquinas e equipamentos de ponta, além de equipe técnica profissional altamente qualificada para o setor, o Senai CIC também foi escolhido para sediar a final de Manufatura Integrada entre São Paulo e Mato Grosso, na semana de 14 de março.
Sobre a WorldSkills International:
A WorldSkills International (WSI) é a maior competição de educação profissional do mundo, reunindo os melhores jovens profissionais técnicos de 85 países ao redor do mundo. Com desafios em 63 modalidades diferentes, organizadas em seis grandes eixos de atuação (Tecnologia de Manufatura e Engenharia; Tecnologia da informação e Comunicação; Construção e Tecnologia de Construção; Transporte e Logística; Artes criativas e moda; e Serviços Sociais e Pessoais), o evento, que acontece a cada dois anos, tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes de ensino técnico, aprimorando habilidades e competência, além de auxiliar na conquista das melhores colocações no mercado da indústria brasileira e internacional.
Para saber mais sobre o mundial de 2022 na China, acesse: worldskills2022.com
Para saber mais sobre a WSI, acesse: worldskills.org