ETAPA LYON

O Paraná está pronto para representar o Brasil na WorldSkills 2024 (WS), maior competição de nível técnico do mundo, que acontece de 10 a 15 de setembro na cidade de Lyon, na França.

Nesta terça-feira, 3 de setembro, a nossa Delegação esteve reunida na Sede do Sistema Fiep, em Curitiba, para um momento único de integração antes de embarcarmos rumo ao mundial em Lyon.

“A integração da equipe é extremamente necessária para o bom desempenho na competição e temos orgulho de dizer que o Paraná é hoje o terceiro melhor estado do país na WorldSkills”, disse Marcos Fragona, Delegado Técnico do Senai Paraná para a WS. “Estamos buscando o melhor resultado e estamos muito bem-preparados. Nossos competidores estão prontos para aproveitar todas as oportunidades que Lyon oferece. Com toda certeza eles estão mirando o lugar mais alto do pódio”, acrescentou.

X

X

Durante o encontro, a Diretora Regional do Senai Paraná, Fabiane Franciscone, fez um reconhecimento especial à delegação paranaense, que terá a honra de representar o Brasil nas ocupações # 53 – Computação em Nuvem e # 55 Tecnologia da Água.

“Participar da WorldSkills 2024 é uma oportunidade única para todos nós. Estaremos lado a lado com competidores de altíssimo nível e isso nos enche de orgulho. Quero expressar minha profunda gratidão pelo esforço e dedicação de cada um de vocês. É graças ao empenho e ao desempenho excepcional de vocês que estamos tendo essa oportunidade de representar o Brasil nessa competição de prestígio. Para nós, essa é uma oportunidade singular, não só para o currículo de cada um de vocês, mas também para o estado do Paraná. Desejo que aproveitem ao máximo cada momento dessa experiência. Estamos imensamente gratos por vocês estarem lá, representando o Paraná e o Brasil com tanto talento e dedicação”, disse Fabiane.

Na ocupação # 53 – Computação em Nuvem, o Paraná representa o Brasil com Thiago Rocha de Araújo, do Senai Londrina, que é bicampeão nacional da WS Brasil além de acumular títulos como campeão mundial da Sansung Skills 2021 e 2º lugar no amistoso “Friendly Cloud Computing Competition 2024”, realizado em Dublin, na Irlanda.

X

X

Já na # 55 – Tecnologia da Água, a representação brasileira é feminina, com Lorena Virginia Costa Souza, que treina no Senai CIC, em Curitiba. Lorena já foi treinadora e competidora desta mesma modalidade pelo Senai de Pernambuco, conquistando o 2º lugar na WS Brasil nesta mesma modalidade.

Em 2024, a convite do Senai Paraná, que é a escola de nível técnico referência no Brasil para treinamento em Tecnologia da Água, Lorena mudou-se para Curitiba com objetivo de treinar exclusivamente para esta modalidade no Senai CIC, a maior unidade do Senai no estado, além de ser a única escola de nível técnico do Brasil com uma planta disponível para preparação de profissionais em Tecnologia da Água.

X

X

“Eu tenho um agradecimento especial ao Senai do Paraná por abraçar esse sonho comigo. Eu tenho certeza de que vamos conquistar um resultado de excelência lá fora e eu vou ser eternamente grata por esta oportunidade. Eu estou realizando um sonho e eu acredito que também é muito gratificante para o Paraná estar nessa competição mundial sendo representado lá fora com uma aluna que está treinando aqui no estado. Sem essa parceria não seria possível chegar aonde eu cheguei e conhecer tudo o que eu conheci. Então, fica aqui o meu agradecimento ao Senai do Paraná por essa oportunidade de participar da WorldSkills 2024 em Lyon”, disse Lorena.

A Delegação do Paraná conta ainda com o expert treinador Jorge Enjiu Junior, integrante da equipe responsável pelo treinamento do aluno-competidor de São Paulo, Gabriel Dias, que vai representar o Brasil na modalidade # 20 - Construção em Alvenaria.

X

 

Treinamento com tecnologia de ponta para o mundial

 

X

Desde a seletiva nacional, quando foram aprovados como os melhores profissionais de nível técnico do Brasil em suas áreas de atuação e conquistaram a vaga para representar o país no mundial de 2024 em Lyon, Thiago e Lorena vivem dias intensos de treinamento e preparação.

Em Computação em Nuvem, Thiago treina com softwares de ponta, utilizados pelas maiores organizações que trabalham com armazenamento de dados no mundo.

O competidor, que já é referência no Paraná e no Brasil na área de tecnologia com atenção especial para a Computação em Nuvem, lembra que um bom começo são os Cursos Técnicos em Informática e Desenvolvimento de Sistemas.

“Para quem está começando, eu indicaria o Técnico em Informática ou qualquer outro curso profissionalizante e técnico nessa área. A partir dessa formação, o aluno consegue realmente entender como a internet e os aplicativos funcionam. Existe todo um desenvolvimento, uma escrita de código, um pensamento e uma lógica por trás de todo o sistema. Então, o Desenvolvimento de Sistemas e o Técnico em Informática seriam as melhores opções para quem busca entender como essas coisas funcionam”, explicou.

Já em Tecnologia da Água, Lorena conta com todo o aparato tecnológico para uma preparação robusta na modalidade. “Além da parte de software, o treinamento engloba partes de química, de circuitos hidráulicos e de automação e temos certeza de que o Paraná e o Brasil estão muito bem representados com a nossa competidora neste mundial”, completou o Delegado Técnico do Senai Paraná para a WS.

X

X

WorldSkills 2024 - Conheça a Delegação do Paraná em Lyon

 

Edson José de Vasconcelos – Presidente do Sistema Fiep

João Alberto Soares de Andrade - Vice-Presidente do Sistema Fiep

Fabiane Franciscone - Diretora Regional do Senai Paraná

Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro - Gerente Sênior de Educação Profissional do Senai Paraná

Marcos Vinicios Fragona - Delegado Técnico do Senai Paraná para a WorldSkills

Adriano Marlon da Silva - Treinador/Expert #55 Tecnologia da Água

Jorge Enjiu Junior - Treinador/Expert #20 Construção em Alvenaria

Gabriel de Oliveira Galdino - Treinador #53 Computação em Nuvem

Thiago Rocha de Araújo - Competidor #53 Computação em Nuvem

Lorena Virginia Costa Souza - Competidor #55 Tecnologia da Água

Topo

Cadastre-se para receber nossas novidades

Os dados pessoais coletados pelo Sistema Fiep seguem todos os padrões de segurança e confidencialidade previstos pela Lei Geral de Proteção de Dados. As informações coletadas são sigilosas e não serão, em hipótese alguma, comercializadas a terceiros. O aceite do termo permite, por período indeterminado, o recebimento de materiais de divulgação e contato das empresas que constituem o Sistema Fiep (Sesi, Senai, Fiep e IEL no Paraná). Clique aqui e confira nossa Política de Privacidade.