O Senai Paraná está confirmado como represente do Brasil no maior evento de profissões técnicas do mundo, a WorldSkills International, programado para acontecer em outubro, no Centro Nacional de Exposições e Convenções em Shanghai, na China. Thiago Rocha de Araújo, do Senai Londrina, disputou, na semana de 1º a 4 de fevereiro, uma vaga na modalidade #53 - Computação em Nuvem, competindo com os estados de São Paulo, Santa Catarina e Bahia.
“Sagrar-se campeão nacional é uma emoção muito grande, não só para mim, mas para todo o time do Senai aqui em Londrina. Há três anos eu estudo para esse momento e para esse dia. A medalha de ouro é consequência desse trabalho, construído durante muito tempo. Agora, a próxima etapa é Shanghai e a gente vai alcançar o topo da China também”, afirma Thiago.
“Thiago conseguiu se sobressair diante de competidores altamente treinados em uma modalidade de alta tecnologia. Estamos muito felizes e orgulhosos com esta conquista. São anos de esforço e dedicação para chegar a um resultado tão positivo. Mais do que representar o Senai e o Brasil no Mundial de Profissões na China, ele estará representando o nosso Estado do Paraná", diz Jorge Luiz Jacon, gerente de Educação Profissional e Negócios do Sistema Fiep.
Para Marcos Pires, delegado técnico do Senai Paraná para a WorldSkills, o resultado coloca mais uma vez a instituição em evidência na formação de profissionais para o mercado. “Com este resultado, mais uma vez confirmamos para todo o Brasil que o Senai Paraná tem feito um trabalho sério e tem realmente preparado bons profissionais para o mercado, o que nos torna referência em educação. E este é apenas o primeiro resultado do Senai Paraná para esse mundial. Ainda virão outros, pode esperar”, afirma Pires.
O Senai Paraná já é referência mundial em Computação em Nuvem e Thiago segue o legado deixado por seu antecessor, também do Senai Londrina, Leandro Ribeiro Moreira, vice-campeão mundial na mesma modalidade, durante a edição 2019 da WorldSkills realizada na Rússia. “Esta é uma competição de altíssimo nível que testa o nosso poder de formação e a evidência do Senai Paraná está no resultado do Thiago e em tantos outros que já conquistamos ao longo do tempo”, afirma Victor Cunha, gerente de educação profissional do Senai Paraná para a Região Norte do estado. “Enquanto maior mundial de profissões técnicas do mundo, a WorldSkills abre portas e coloca o potencial dos nossos alunos evidência, exibindo para o mundo todo o nosso poder de formação", diz Cunha.
“Thiago conquistou o ouro em uma competição de altíssimo nível e isso é muito gratificante. Mostra que o Senai Paraná está muito forte na área de TI”, destaca Gabriel Galdino, expert treinador do Thiago para a competição.
Além de campeão nacional, Thiago também é campeão estadual da WorldSkills para Computação em Nuvem e campeão da Sansung Skills de 2021, na mesma modalidade, quando representou o Brasil competindo com profissionais de Singapura, Taiwan, Rússia, Japão e Coreia.
Em decorrência do aumento no número de casos de Covid-19 em várias regiões do país, a eliminatória final que definiu o representante do Brasil para a WorldSkills International na modalidade Computação em Nuvem, que originalmente estava marcada para acontecer na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia, aconteceu de maneira remota na semana de 1º a 4 de fevereiro.
“Enviamos nosso fiscal de provas para Santa Catarina e nosso competidor foi monitorado pelo fiscal de provas do estado de São Paulo. Além disso, também tivemos câmeras instaladas na sala da competição, transmitindo ao vivo imagens para a comissão técnica e avaliadores, por meio do aplicativo Google Meet. Agora, o próximo passo é Shanghai”, finaliza Pires.
Empresas buscam cada vez mais pela Computação em Nuvem
A computação em nuvem ainda é um tema recente, mas está se tornando madura muito rapidamente. Empresas de médio, pequeno e grande porte estão adotando a tecnologia gradativamente como alternativa para diminuir custos e aumentar o ganho em escala.
“Resumidamente, a computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência pela Internet – “a nuvem”, para oferecer soluções mais rápidas, recursos flexíveis e economia de escala”, explica Thiago que é formado em Técnico em Informática pelo Senai Londrina, e trabalha como Engenheiro DevOps/Analista de Sistemas na fintech americana WEX.
O Engenheiro DevOps competidor do Senai Paraná também destaca as excelentes oportunidades para quem busca trabalhar no Setor da Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC). “A Computação em Nuvem é uma área que oferece muitas oportunidades para os profissionais de tecnologia. Temos profissionais que atuam especificamente com a arquitetura de infraestrutura em nuvem, outros trabalham com processos de desenvolvimento ágil, os chamados devops, processos escaláveis dentro da nuvem, e muitas outras vertentes como segurança de infraestrutura em nuvem, análise de custos operacionais e muitas outras subáreas”, explica.
“Estamos muito satisfeitos por estarmos na vanguarda, enquanto instituição de ensino, com uma tecnologia tão emergente. Thiago e Leandro Ribeiro mostram que estamos no caminho certo preparando os futuros profissionais para essa, que promete ser uma área muito promissora daqui para a frente”, afirma o delegado técnico do Senai Paraná.
Mercado busca por profissionais técnicos na área de TI
Segundo dados da Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, o Brasil forma, em média, 53 mil pessoas por ano com perfil tecnológico e, até 2025 o setor vai demandar 797 mil novos talentos.
Para fazer parte deste mercado, os profissionais podem iniciar a sua formação a partir de Cursos Técnicos nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Manutenção e Suporte em Informática, Redes de Computadores, além dos coringas Técnico em Informática e Técnico em Informática para Internet.
“O setor de TIC é o que mais tem crescido nos últimos anos e a tendência é evoluir cada vez mais. São muitas tecnologias novas todos os dias, e consequentemente, nós, profissionais, precisamos evoluir junto com o mercado”, afirma Thiago.
Profissionais com Ensino Técnico têm alta empregabilidade
O ensino técnico é uma alternativa certeira de qualificação para quem procura trabalho, com resultados ágeis e alta taxa de empregabilidade. Uma pesquisa encomendada em 2019 pelo Sistema Fiep à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e executada pela Paraná Pesquisas, demonstrou que os egressos do Senai no Paraná têm alta empregabilidade. O levantamento mostra, por exemplo, que 62% dos egressos que responderam à pesquisa demoraram menos de seis meses para conseguir um emprego, após a conclusão do curso.
“O reaquecimento da economia faz crescer a demanda do mercado por profissionais capacitados. Com um portfólio estratégico de cursos técnicos, o Senai oferece ensino de qualidade alinhado com as necessidades das indústrias e da sociedade, promovendo a rápida inserção ou recolocação no mercado de trabalho”, destaca Jorge Luiz Jacon, gerente de Educação Profissional e Negócios do Sistema Fiep.
Todas as opções de Cursos Técnicos do Senai Paraná podem ser encontradas no site: senaidofuturo.com.br. Para dúvidas e matrículas, os interessados também podem entrar em contato com a secretaria da unidade Senai mais próxima ou por meio do Alô Indústria 0800 648 0088, disponível para esclarecer dúvidas tanto das indústrias quanto das pessoas interessadas.
Sobre a WorldSkills International:
A WorldSkills International (WSI) é a maior competição de educação profissional do mundo, reunindo os melhores jovens profissionais técnicos de 85 países ao redor do mundo. Com desafios em 63 modalidades diferentes organizadas em seis grandes eixos de atuação, o evento, que acontece a cada dois anos, tem como objetivo promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes de ensino técnico, aprimorando habilidades e competência, além de auxiliar na conquista das melhores colocações no mercado da indústria brasileira e internacional.
Para saber mais sobre o mundial de 2022 na China, acesse: worldskills2022.com
Para saber mais sobre a WSI, acesse: worldskills.org